• (44) 3642-5723
  • (44) 99172-7400
  • contato@stopcarautocenter.net

Blog

Afinal de contas, você realmente conhece a suspensão do seu carro?

Afinal de contas, você realmente conhece a suspensão do seu carro?

Suspensão de automóveis

Ter um carro com uma suspensão eficiente é tão importante quanto ter um carro potente e veloz. Mas afinal, você sabe para que serve a suspensão do carro? Ela é responsável por absorver as irregularidades do solo, oferecer estabilidade para o carro e proporcionar conforto e, principalmente, segurança aos passageiros.

É importante que o motorista faça as manutenções preventivas de acordo com o que fabricante indica e esteja sempre atento a ruídos inesperados, principalmente quando o carro é exposto a estradas ou pistas esburacadas.

Peças que compõem a suspensão

Amortecedor – O amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão e a sua função é amenizar as irregularidades do solo, agindo junto com a mola. Caso o seu carro esteja com pouca estabilidade ou apresente ruídos, fique atento, pois o amortecedor pode estar gasto. O ideal é trocá-lo o quanto antes, já que o dano pode prejudicar a segurança do carro, além de desgastar os pneus e outras peças da suspensão.

Mola – Junto com o amortecedor, a mola absorve o impacto da pista. A função da mola é crucial desde a sua instalação, quando passa a sustentar o peso da carroceria do veículo. Se o carro der indícios de falta de estabilidade ou barulho na suspensão, o problema pode estar na mola.

Braço oscilante – A peça é responsável por apoiar a coluna de suspensão e o chassi. Também conhecido como bandeja, o braço oscilante é composto por buchas de borracha que permitem que a peça se movimente para cima e para baixo sem gerar ruído. Se você notar algum comprometimento na direção ou algum barulho na suspensão, talvez seja hora de substituir as buchas.

Pivô de suspensão – Também conhecido como pino esférico, o pivô de suspensão é o responsável por interligar o chassi e a carroceria às partes móveis da suspensão. A peça atua principalmente durante a aceleração, frenagem e curvas do carro. Os ruídos são os principais indicativos de que a peça está gasta e deve ser substituída.

Barra estabilizadora – A barra é a responsável por ligar as colunas de suspensão e por oferecer estabilidade ao carro em altas velocidades. Os principais indicativos de problemas na barra estabilizadora são falha na estabilidade do carro e ruído na suspensão.